O que é animê e o que as pessoas pensam que seria…
By Daniel Vinhas
Animê no Brasil e no Japão/ etmologia da palavra / influência do francês ou inglês? / Animê na Wikipedia do Japão / ABRADEMI Associação Brasileira de desenhistas de Mangá e Ilustração / Principais animês no Brasiltexto do artigo
O que são animês e o que pensavam que eram...
Animês no Brasil são basicamente animações ou desenho animado de origem japonesa.
No Japão a palavra animê アニメ é usada para todo tipo de animação independente se nacional (do Japão) ou estrangeira.
Origem da palavra animê
Na etimologia, ou estudo “científico” da origem e história das palavras apresenta-se uma incerteza quanto a sua origem, com alguns defendendo o surgimento a partir do francês animée (animado) e outros pesquisadores considerando tratar-se de uma abreviação do inglês animation (animação).
Pessoalmente acredito que, por se tratar de um termo usado na cultura pop japonesa, seria mais provável a influência do inglês que do francês para palavra animê, devido ao costume corrente de abreviar palavras inglesas.
Mas para encerrar a polêmica, animê na Wikipedia do Japão é taxativa em afirmar que: “ Anime é uma abreviação de animação ( Inglês : animação ) em japonês [ 1] “ アニメは、アニメーション(英語: animation)の日本語における略語である[1]。 Tradução: ^ Dicionário Japonês , Daijirin , Dicionário Japonês Sanseido (Dicionário Web Sanseido) seção "Anime"
ABRADEMI
Segundo a Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustração (abrademi.com) as primeiras animações japonesas surgiram em 1917, com Momotarô - a lenda samurai do Menino Pêssego (nascido de um pêssego), em 2017 em comemoração ao centenário da animação Momotarô foi refeita..
continua após propaganda
Desenhandocomlapis
Classificação feita por usuários: 4.8 de 5.0
Vote também
Animês no Brasil
O Brasil esta entre os maiores mercados consumidores de animê fora do Japão, junto com França e EUA.
Os animês no Brasil começaram nos anos 80 e 90 com Dragon Ball (1986), Cavaleiros do Zodíaco a partir de 1994 pela extinta Rede Manchete, Pokemon 1999 na Record e Naruto em 2007.