Pular para o conteúdo principal

Recomendado

Destaque para Você

O Que É Desenho

Definição de Desenho
Desenho é um suporte artístico relacionado à criação de arte bidimensional que se diferencia da pintura e da gravura. 


Pode-se entender por Desenho tanto o processo quanto o resultado artístico.

Como Processo Artístico o Desenho é o processo pelo qual uma superfície (por exemplo: papel) é marcada por uma ferramenta, ou seja,  lápis, caneta ou outra ferramenta usada para grafar a superfície trabalhada.

Mas o Desenho também é o resultado artístico deste processo de criação acima mencionado, é a imagem obtida do processo.



Busca no Google



#ilustração científica - expressão visual da #comunicação para a ciência


Ilustração científica da autoria de Lúcia Antunes
A ilustração científica corresponde à componente visual da comunicação para a ciência. Essencialmente, é constituída pela produção de imagens, desde a sua conceção à sua publicação, para comunicar ciência nas mais variadas áreas, como por exemplo a biologia, geologia, arqueologia e a medicina.
Estas publicações podem ser livros de texto, manuais escolares, guias de campo, revistas de divulgação científica, materiais de divulgação de jardins, museus, entre muitas outras.



Busca no Google

A ilustração científica, como a compreendemos hoje em dia, existe desde que os primeiros exploradores procuraram registar as suas descobertas. Vários tinham alma de artista e desenhavam os seus achados, ou delegavam a gravadores a tarefa de materializar as suas descrições.




Na sua essência, nasceu no Renascimento, com o objetivo de acompanhar os desenvolvimentos científicos, com artistas como Leonardo da Vinci e Albrecht Dürer.

Nos séculos XVII e XVIII, teve um grande desenvolvimento, com a corrida às classificações e descrições de novas espécies que eram descobertas tanto na velha Europa, como nos restantes mundos que se lhe revelavam.

É um universo onde se juntam profissionais com interesses transversais; biólogos que gostam de desenhar e artistas apaixonados pela ciência.

Mais importante do que a capacidade de desenhar, é saber observar, ter perseverança e ter a capacidade de compreender o que se observa e passar essa informação para o desenho. Na ilustração científica, não há espaço para a ambiguidade, trata-se de divulgação e há que fazê-lo de forma rigorosa. Uma boa ilustração científica é aquela que consegue aliar o rigor científico à beleza do desenho, ou manter um equilíbrio entre estas duas vertentes.

Numa ilustração científica, não se procura uma representação do indivíduo, seja planta ou animal, o seu objetivo é uma representação ideal da espécie, ou seja, um indivíduo que comporte em si as características representativas que definem essa espécie.

Revela detalhes que não se destacam numa fotografia e dá ênfase a pormenores que se pretendem evidenciar. Através do desenho, é possível observar melhor, entender melhor, registar e comunicar factos e conceitos de ciência.

Permite que a ciência chegue, em imagens, não só a especialistas, mas também ao grande público. Cada ilustração científica conta uma história, destacando e explicando visualmente aspetos particulares de morfologia, estruturas, organizações e relações de várias ordens.

Trata-se de uma arte ao serviço da ciência cujo objetivo é o de divulgar, consciencializar, identificar espécies e mostrar o quão magnífico é o mundo natural. Esta necessidade de desenhar a natureza, mais do que um exercício de beleza estética, tem a finalidade de ensinar e divulgar, usando uma linguagem técnica própria da arte para comunicar temas científicos.

Qualquer ilustração deve começar por um exaustivo processo de procura de referências – de preferência fornecidas por especialistas – de estudos e de medições. Só depois deste trabalho preliminar é que se passa à peça final.

O processo inicial é, muitas vezes, tanto ou mais demorado do que a realização da peça final, ou seja, na elaboração da peça final já não devem restar dúvidas sobre nenhuma das componentes da ilustração, trata-se já de uma efetivação.

A fotografia, os computadores e as novas tecnologias não substituem a ilustração, pelo contrário, correspondem a um aumento de possibilidades e de ferramentas de trabalho para o desenvolvimento de uma ilustração.

Tradicionalmente a ilustração científica faz uso de técnicas como tinta-da-china, grafite, aguarela, lápis de cor ou a combinação de várias delas, e hoje produzem-se ilustrações recorrendo totalmente a meios digitais, mas, apesar de algumas técnicas se adequarem melhor a certos temas, é a metodologia seguida e o rigor obtido que são importantes, ontem, hoje e amanhã.



Autora: Lúcia Antunes
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

tags:  curso de ilustração

curso de ilustração cientifica online

ilustração científica

curso de ilustração cientifica

desenho cientifico

ilustração botanica livro

curso de desenho cientifico


técnicas de ilustração

Bombando Nesta Semana

Desenhos para Desenhar Fáceis Aprenda Agora

desenhos fáceis de desenhar e bonitos

Desenhos fáceis de desenhar e bonitos passo a passo bem simples:Desenhos faceis de fazer e bonitos Animais fáceis que as crianças adoram usando círculos. Dicas, truques, Ideias e Técnicas simples para fazer lindos desenhos infantis.

Provavelmente você já conhece nossa postagem Desenhos Fáceis de Desenhar Dicas, Truques, Modelos para Mamães e Educadoras (https://desenhandocomlapis.blogspot.com.br/2017/02/desenhos-faceis-de-desenhar-dicas.html).
Espero que tenha gostado, se não conhece recomendo fortemente que clique no link e descubra e diga o que achou.
Agora aprofundaremos um pouco mais, ainda com as técnicas mais simples para desenhar animais que as crianças amam.
Usar círculos ajudará no desenvolvimento motor e ainda auxiliará no processo de futura leitura e escrita de nossas crianças.
desenhos faceis de fazer e bonitos de um cãozinho e fácil de fazer passo a passo no caderno ou folha de papel, para iniciantes e profissionais

Desenhos faceis de f…

Desenhos Natalinos - Seu Natal com Arte - para colorir e usar como modelos

Presépio Turma da Mônica


Não perca: #Desenho de #Natal de Graça desenho para colorir, desenho para imprimir, desenho para pintar, Desenhos do Natal, Desenhos Natalinos, desenhos para desenhar << clique aqui e veja as novidades de 2018.



vela de natal
Presentes
Sinos de Natal
Anjo de natal
Sinos
Guirlanda
Árvore de natal
Enfeites 1
Enfeites 2
Presépio

Famílioa no Natal
Papai Noel
Maria, José e Menino Jesus

#MULHERNUA Ténicas de Desenho: Como desenhar uma mulher nua Técnicas para aprender a desenhar- Fácil, Eficiente e Surpreendente Você vai Adorar!

#MulherNua Por que Técnicas para Desenhar Mulher Nua? 
Por que desde milênios a Humanidade tem recorrido a este Tema em Sua Arte.
E você ficaria de Fora? De modo algum, pois é Fácil, Eficaz e os resultados são incríveis.
Técnica para aprender a desenhar mulheres nuas é essencial a todo artista, não se trata apenas de saber como desenhar mulher pelada, pois o desenho mulher nua requer graça, beleza e certa dose de sensualidade.

Desenhar uma mulher pelada pode descambar em vários rótulos artísticos, desde a pornografia como a mais requintada e admirada arte clássica.

Hoje os animes vem com alguma action onde há desenho da nudez faz parte do enredo situações onde as personagens são desenhadas nuas.

Mas é fácil desenhar mulheres nuas?
A mulher nua no desenho ou na pintura requer um pouco de conhecimento, e aqui será revelado alguns seja no tutorial seja no vídeo.

é Bem Simples - mas Eficiente.

Aprenda agora com imagens de desenhos para desenhar facil passo a passo

desenhos faceis de fazer no papeldesenhos para desenhar bonitos e fácil de fazer passo a passo no caderno ou folha de papel, para iniciantes e profissionais.Os mais Populares
Bart Simpsons1. fonte: https://br.pinterest.com/pin/644225921668395399/
Imagem :

Descrição: Desenho fácil do Bart Simpsons desenhos faceis de fazer no papel super rápido!
2- fonte: https://br.pinterest.com/pin/751397519049006064/ e http://www.mamaetagarela.com/desenhos-faceis-de-desenhar/


imagem
Descrição COMO DESENHAR UMA CORUJA no papel ou caderno, PASSO A PASSO 4 ETAPAS MUITO FÁCIL.   veja também aqui em nosso blog 35 Desenhos Fáceis de Desenhar Dicas, Truques, Modelos para Mamães e Educadoras (e papais também, por que não?) A imensa maioria das crianças costuma interessar por desenhar desenhos faceis de fazer no momento que começam a conseguir segurar alguns objetos.
3- fonte: https://colorindo.org/faceis/
imagem

Descrição Talvez o desenho fácil de fazer no papel dos Pokémons seja o PikachuPikachu é o mai…

Como Aprender Desenhar 35 desenhos muito fáceis

Desenhos Fáceis de Desenhar  Dicas, Truques, Modelos para Mamães e Educadoras  (e papais também, por que não?) desenhos para desenhar bonitos de animais e fácil de fazer passo a passo no caderno ou folha de papel, para iniciantes e profissionais A imensa maioria das crianças costuma interessar por desenhar no momento que começam a conseguir segurar alguns objetos.
Pergunta: Você já viu um bebê “desenhando” com a colher em seu prato de papinha quando está começando a comer sozinhos?

Arrisco dizer que se não viu é por que não prestou a devida atenção. Também deve ter ouvido do pediatra do teu filho que a comida com cores e apresentação organizada ajuda a desenvolver as percepções muito além do simples paladar, ou talvez não, depende do pediatra do teu filho e não de você.
Qual é o Objetivo desta Postagem?
Ao idealizar, pesquisar e escrever esta postagem busquei manter meu foco nas pessoas que amam, cuidam e educam nossas crianças e auxiliá-las na tarefa com desenhos infantis, desenho…

#artesacra na #artecontemporanea conheça os trabalhos de Clau Souza

Como Aprender Desenhar coração personalizado

Como Desenhar um coração personalizado #comodesenha um #coração?

#Fácil ? Talvez os desenhos mais simples nos pegam desprevenidos, o coração no desenho é talvez a figura mais simples ... Mas é aí que a porca torce o rabo...

Por ser simples e facilmente reconhecido, é muito usado o desenho coração, em tatoo, imagens romanticas, etc
Como desenhar um coração para que ele não pareça uma batata? Como se desenha um Coração? Você quer aprender a desenhar? Você começou muito bem, vamos lá
1





Mas para que você quer um coração?
a) Para imprimir?
b ) para decorar um ambiente?
c) esta pesquisando figuras de coração?
d) ou quer a figura real do coração humano? Anatomia?
e) Você faz unhas de coração?
f) ou simplesmente quer aprender a desenhar um coração?

DIZ AÍ NOS COMENTÁRIOS

Aprenda agora com imagens de desenhos para desenhar facil passo a passo Os mais Populares 1. fonte: https://br.pinterest.com/pin/644225921668395399/ Imagem : Descrição: Desenho fácil do Bart Simpsons 2- ...
E aí? Gostou? En…

Nu Artistico em poses clássicas - Esboço Linear

poses clássicas















Veja Também

Desenho do Coringa para treinar traços e colorir

Desenhos para copiar bonitos e fáceisdesenhos para desenhar bonitos do Coringa e fácil de fazer passo a passo no caderno ou folha de papel, para iniciantes e profissionais












10 técnicas de desenho e suas características – Qual é a sua técnica?

Todos tem sua característica para desenhar mesmo que ainda não tenha percebido.
Assim como cada um tem sua “caligrafia” na hora de escrever e adota um estilo pessoal na redação é bem comum para pessoas que desenham desenvolverem um estilo, as vezes até mais de um em sua obra.
Não importa que sejam elas desenhistas ou desenhadores, profissionais ou amantes da arte, ou se elas desenvolveram um ou mais estilos em sua obra, seja por afinidade por determinado estilo ou mesmo ao grupo a que pertença, muitas vezes o estilo é determinado a “tribo” a que pertença.
E aí? Já encontrou seu estilo de desenho? Do mesmo modo que muitos internautas terão a resposta na ponta da língua, outros estarão, assim como eu, completamente perdidos entre as definições.
Ou isto é normal, ou ninguém de verdade é plenamente normal”. Neste caso relaxe e aprecie, mas se persistirem os sintomas não se preocupe...
Qual é o estilo de música que você mais curte? Rock;
Eletrônica;
Tecno:
Sertanejo;
Funk;
ou uma outra …

Marcadores

Mostrar mais

Parceiros